quarta-feira, 13 de maio de 2009

Pintura nas caudas dos aviões, como começou?

No início da aviação comercial, as empresas não possuiam logomarcas definidas, e suas aeronaves eram diferenciadas apenas por seus prefixos e pelo país.
Porém, nessa época não haviam preocupações a respeito disso, pois o número de empresas era baixo e não havia a necessidade urgente de se diferenciar.
A partir dos anos 20 e 30, cores começaram a surgir nas aeronaves, porém eram cores vindas de fábricas, que auxiliavam na proteção da fuselagem e das asas.
Porém, a partir do surgimento do Douglas DC-3, que alcançou patamares globais, as logomarcas começaram a aparecer, mesmo que discretamente. Porém, no início dessa nova fase, os aviões eram pintados com faixas nas suas laterais, as "cheatlines", que davam a impressão de velocidade aos aviões, os prefixos continuavam enormes e a marca da empresa sem um destaque expressivo.











Após as "cheatlines", foi a vez dos "whitetops", que era a parte de cima dos aviões pintadas de branco.Somente na década de 50 as caudas começavam a ser pintadas, primeiro discretamente, depois, as logos das empresas foram se desenvolvendo até ganhavrem o espaço para se destacarem em relação a aeronave.













A partir desse fato, cada empresa procurou se destacar de alguma forma para manter um espaço entre as companhias aéreas do mercado, espaço que ficou cada vez mais disputado com a chegada dos boeing 707, o que gerou em cada empresa um espírito de divulgação, aproveitando vários outros espaços do avião.

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